

Hoje, lendo a Revista de domingo do Globo, fiquei muito feliz e saudosista por conta da matéria de capa sobre os botecos quase centenários do Rio de Janeiro. O motivo de minha nostalgia é que um dos botecos visitados é o Decolores que fica em Ponta d’areia. “Onde fica Ponta d’Areia?!”, vocês devem estar se perguntando. Ponta d’Areia é um simpático bairro que fica bem no Centro de Niterói, surgido da colônia portuguesa que foi se formando no local quando da fundação do estaleiro Ponta d’Areia, de propriedade do Barão de Mauá, na segunda metade do século XIX. Eu morei em Ponta d’Areia de 2004 a 2006. Quando fomos morar lá - eu morava com minha irmã e uma amiga - eu achava o lugar feio e andava na rua olhando de rabo de olho para ver se não estava sendo seguida. O motivo de tanta desconfiança é que antes de morar em Ponta, morávamos próximo ao Morro do Estado, e apesar de ser a área mais nobre e movimentada do centro de Niterói, era também a área mais violenta. Então, eu aprendi a andar com um olho no padre e outro na missa.
Em alguns meses morando em Ponta, perdi o medo doentio e aprendi a gostar do bairro. Já sabia exatamente onde comprar as coisas de casa, chegar ao mercado ir até a praça comprar pão. Andava pelas ruas sem desconfiança e um dia qualquer, que se perdeu no tempo, mas não em minha memória, comentei com minha irmã como a impressão que eu tinha do lugar havia mudado a medida que o tempo passou e que eu fui conhecendo-o.
Ponta d’Areia é um dos lugares mais legais para se morar em Niterói – isto é, se você curte a estética e o modo de vida do subúrbio com casas e vilas, prédios baixos, praça com padaria e quitanda, mercadinhos, armarinhos, salão de cabeleireiro, igreja e escola municipal, pouco trânsito e pouco barulho. Tudo isso ha cinco minutos a pé do centrão de Niteroi. Boa parte da população, principalmente os mais idosos, são descendentes de portugueses e é grande a presença de sobrados. Portugal Pequeno, a localidade citada na matéria da revista, onde fica o boteco quase centenário Decolores, não tem o glamour que os jornalistas que lhe conferiram, pelo contrário, o lugar é sujo, tem muitos ratos - afinal é um pequeno cais. Entretanto, por conta de sua história e pela linda vista da Baia de Guanabara bem como pela solidão dos navios parados meio submersos nos estaleiros, ou os barquinhos e gaivotas no pequeno cais, vale a pena ser visitado num fim de tarde. Seria bom também se a prefeitura de Niteroi fizesse algumas obras estruturais no local para preservar e valorizar a história do bairro que faz parte também da história do Rio de Janeiro.
Por isso hoje me deu uma saudade muito grande dos tempos que eu morava em Ponta d'Areia... Um dia ainda volta para lá! rs...
foto: http://veja.abril.com.br/vejarj/240402/cidade.html
3 comentários:
Até eu fiquei com saudade... e olha que nem sabia da existência desse lugar! rsrsrs é que seu texto me transportou para lá!
Oi, Carla! Menina, mas lembre-se de que eu sou suspeita, pois já morei lá e gosto do lugar. Ponta fica na chegada a Niteroi, na altura da rodoviária de ônibus interestaduais. É muito bacaninha mesmo o lugar.
Olá! Nasci na Ponta da Areia e vivo fora há 26 anos. Agradeço o carinho demonstrado pela minha terra. 1 abraço Tonhão
Postar um comentário