A contrução da Igreja de Nossa Senhora do Carmo teve início no século XVIII e só foi terminada no século XIX. Ela foi a catedral da cidade até 1976, quando então foi terminada a Catedral Metropolitana do Rio, próximo a av. Chile. Por isso é chamada de Antiga Sé.
A visão do interior da igreja é comovente. Longe da penumbra, marca registrada da maior parte dessas antigas igrejas do centro do rio - mesmo como iluminação fluorescente, elas têm um aspecto escuro - a Antiga Sé é clara e linda. Provocou-me uma profunda comoção e estupefação com sua beleza - e olha que não sou muito deslumbrada por igrejas, mesmo as antigas -, que tive uma sincera vondade de rezar como há muito não faço em igrejas.
Posto agora algumas fotos que fiz do interior da igreja. Não ficaram muito boas até porque não podia ficar muito tempo pra procurar bons ângulos, minha máquina é modesta e além do mais eu estava deslumbrada! ehehe.. Elas so têm caráter documental.
1 - Entrada da igreja - percebam como ela é clara e ampal
3) Lateral direita - notem que entre as tribunas há imagens dos apóstolos, sob as tribunas três nichos com imagens.
4) Teto do altar - segundo li, tem formato de berço, ou seja, é abaulado, na imagem Nossa Senhora, com o Menino Jesus cercada por anjos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário