7.6.11

Sobre herois e bandidos...

O governador Sergio Cabral tratou os bombeiros como verdadeiros bandidos, vagabundos e vândalos. Mas são esses bandidos, vândalos e vagabundos que socorrem vitimas de deslizamentos, incêndios e afogamentos e etc... Alguns desses bandidos, vândalos, morreram no morro do Bumba em 2010 e agora em 2011 em Friburgo, socorrendo vítimas das deslizamentos provocados pelas chuvas, desastre esse que nosso competentíssimo governador e sua equipe de assessores e técnicos não conseguiram conter ou evitar em quatro anos de governo.

O governo do estado do Rio diz que um bombeiro em inicio de carreira ganha em média 900 reais e com curso de capacitação o salário aumenta para 1200 mais ou menos. Pergunto eu: por que somente com curso de capacitação o cara tem aumento de salário se para ele entrar na corporação como soldado, alem das provas teóricas ele passa por provas físicas e ao ser aprovado ele passa por um treinamento para exercer a profissão? Por que o governo do Estado não valoriza os funcionários públicos que são de importância impar para o funcionamento da sociedade, principalmente profissionais como bombeiros, médicos e professores, ao invés de só investir no salário da polícia, do BOPE?!

Todos os atos e palavras do governador levam a conclusão, até meio obvia, de que este é um governo fascista onde a polícia tem lugar de destaque não apenas para conter traficantes - os quais na verdade ainda circulam pela periferia da cidade - mas principalmente para controlar e limitar o cidadão que exige seus direitos. Onde o funcionário publico é visto como um aproveitador barato, ou como um sangue suga que so quer saber de grana e não pensa no bem da sociedade a qual serve. O lema é trabalhar absurdos, por a vida em risco, e se contentar com os baixos salários que o estado do Rio de Janeiro oferece. Conta para isso também com uma imprensa safada que com o argumento de que a greve de funcionários públicos atrapalha a vida da sociedade, do proprio cidadão, deslegitima a ação política de uma categoria frente a sociedade!

Bombeiros, médicos e professores não são pessoas e não maquinas! Temos família, precisamos pagar alugue, precisamos fazer compras, pagar contas, precisamos nos qualificar para melhorara o rendimento no trabalho! Como é que podemos fazer tudo isso ganhando salários pouco maiores que o mínimo?!Como podemos trabalhar de forma satisfatória se o estado do Rio encara o funcionário público como um bandido, aproveitador?!

Toma vergonha Sérgio Cabral! Pague melhor os funcionários públicos. Todos prestaram concurso e foram considerados aptos para desempenhar as funções para as quais se candidataram. Deixe de lado o discurso mesquinho de que "fizeram concurso por que quiseram" e reconheça que um estado digno, decente, trata seus funcionários como cidadãos, e não com "serviçais" da sociedade!

Nenhum comentário: