7.11.10

Utopia

Eu freqüentei a igreja dos sete aos 19 anos, mais ou menos. Quando comecei a trabalhar e fazer pré-vestibular, sai - essa foi a deixa para deixar uma instituição onde eu ia praticamente obrigada pela minha mãe. Assim, eu parei de ir a onde não queria e ela não ficou magoada comigo. Mas quando eu freqüentava a igreja, entre a segunda metade dos anos 80 e durante os anos 90, havia uma canção, influenciada pela Teologia da Libertação*, que era muito linda, a qual que os maus ventos conservadores que sopram na instituição tiveram o prazer (para mim, desprazer) de jogar para de baixo do tapete. Felizmente a internet, como eu sempre digo, é uma coisa (!) e eu achei a letra da música. Até hoje ela me arrepia pois a mensagem transmitida por ela é o sonho de todos que querem e lutam por um mundo mais justo. Segue:

Utopia
Zé Vicente


Quando o dia da paz renascer,
quando o Sol da esperança brilhar,
eu vou cantar…
Quando o povo nas ruas sorrir
e a roseira de novo florir,
eu vou cantar
Quando as cercas caírem no chão,
Quando as mesas se encherem de pão,
eu vou cantar,
Quando os muros que cercam os jardins destruidos,
Então os jasmins vão perfumar…

Vai ser tão bonito se ouvir a canção
Cantada de novo
No olhar do homem a certeza do irmão,
Reinado do povo


Quando as armas da destruição,
destruídas em cada nação,
eu vou sonhar.
E o decreto que encerra a opressão,
assinado só no coração,
vai triunfar
Quando a voz da verdade se ouvir,
E a mentira não mais existir,
será enfim.
Tempo novo de eterna justiça,
sem mais ódio, nem sangue, cobiça,
Vai ser assim

*A Teologia da Libertação foi uma corrente surgida na igreja católica no final dos anos 60, lançada na Segunda Conferencia Episcopal de Medelin (1968), fortemente influenciada pelo marxismo, que pregava a opção religiosa em favor dos pobres o que envolve a luta da igreja por justiça social, a postura da instituição sempre em favor das classes populares. A Teologia da Libertação tinha como foco a experiencia vivida na América Latina. Vários padres se formaram durante os anos em que a Teologia da Libertação foi forte dentro da igreja. Padres como Frei Beto, Leonardo Bof, e pessoas desconhecida, como o padre da igreja do meu bairro, têm na Teologia da Libertação uma orientação de vida e uma opção política. Infelizmente desde quando foi lançada a Teologia da Libertação enfrentou a oposição da ala conservadora da Igreja - assim como qualquer instituição a igueja possui várias correntes políticas - e ao longo dos anos foi perdendo espaço dentro da instituição. Hoje, não há mais músicas com o tipo de conteúdo de "Utopia". Atualmente, as músicas se limitam a mera adoração a Deus e aos pedidos de graças.

4 comentários:

Sâmia disse...

Muito bonita a letra.
Beijo

Carla S.M. disse...

Nossa, Vivi!!!!!!! Que lindo está seu blog!!! Há tanto tempo não tenho tempo... adorei tudo, claro!
bjs

Romanzeira disse...

Valeu, Carla! Deu o maior trabalhão, mas no fim, ficou bonito! rsrsrs Que bom que estás voltando a escrita!

bjo.

Romanzeira disse...

Pois, é Sâmia, a parte que eu mais gostava da celebração era quando essa musica era cantada. Nas poucas vezes que fui a igreja, nesses últimos quatorze anos, me decepcionei com a pobreza poética das músicas atuais.