22.8.10

Bollywood é tudo de bom!!!!




Ontem fui à Mostra de Cinema Indiano Contemporâneo no Caixa Cultural. Antes de qualquer coisa, a existência de centros culturais onde podemos ver filmes diferentes daqueles oferecidos pelos cinemas, mesmo aqueles cinemas mais "auternativos" ao circuitão, é o máximo! Significam uma oportunidade de ter contato com outras formas de se fazer cinema, diferente das formulas batidas do circuitão - eu gosto de filmes do circuitão, hein, gente, mas não fico limitada a eles - outras culturas, mesmo que através de um recorte, em fim, é uma oportunidade de ter entretenimento diversificado.
Na sessão que assisti ontem tive o primeiro contato com um autêntico produto de Bollywood - a Hollywood da Índia. O que tenho a dizer é que o filme foi maravilhoso, fantástico onde a gente pode perceber sutilmente algumas nuances da cultura indiana, das relações de poder estabelecidas entre os grupos sociais e como eles ainda encaram o passado colonial. Assisti o filme "Lagaan – A Coragem de Um Povo” (2001) que conta a historia dos habitantes de um povoado da India que para não terem de pagar a taxa anual de lagan - uma espécie de semente que eles cultivam - deveriam ganhar um jogo de Criquet contra o time formado por soldados ingleses, da base militar local. A partir de então Bhuvan, o protagonista do filme, tem de convencer seus amigos, conhecidos e visinhos a aprender o jogo e encarar o desafio que beneficiaria não apenas ao seu povoado, mas a toda uma região. A questão não é apenas a sobrevivência do povo, mas também uma questão de honra, já que enfrentar e ganhar dos ingleses representaria enfrentar o opressor e vencê-lo.
O filme é um musical, por isso tem muita dança, e muita música, mas, diferente dos musicais norte-americanos, não nos provoca sono ou enfado, pelo contrário é divertidíssimo. O roteiro é perfeito, consegue criar um clima de tenção e fazer a platéia se idenficicar facilmente com os dramas e histórias vividos pelos personagens do filme, além de mostrar um pouco das nuances culturais do povo indiano. Além disso, há momentos em que questões atuais ganham voz, como a participação de um "dalit" no jogo o que vai causar confusão entre Bhuvan e a população do povoado - no sistema de castas indiano um daliti é o último grupo social na hierarquia e por tanto são despresados, não podem ser tocados pelos demais, são a camada social mais pobre da India e até pouco tempo não possuiam representação politica. A crítica a discriminação social imposta pelo sistema de castas, bem como as irreconciliáveis diferenças políticas e culturais entre muçulmanos e hindus, são questões que não se discutiam no século XIX, quando a história se desenrola, mas no roteiro elas ganham espaço demonstrando na verdade uma discução muito atual.
Em fim, "Lagaan - A Coragem de um Povo" é um filme é lindo do início ao fim, em todos os aspectos, que diverte e emociona!
Lagaan - A Coragem de um Povo
Titulo em ingles: Lagaan. Once upon a time in India
Ano: 2001
Direção: Ashutosh Gowariker
Elenco: Aamir Kan, Gracy Singn, Aamir Khan, Gracy Singh, Rachel Shelley, Paul Blackthorne, Suhasini Mulay, Kulbhushan Kharbanda, Raghuveer Yadav¹, Rajendra Gupta, Rajesh Vivek, Sri Vallabh Vyas, Javed Khan, Raj Zutshi, Akhilendra Mishra, Daya Shankar Pandey, Yashpal Sharma.




Nenhum comentário: