3.3.10



Li em dois dias o livro "O Seminarista" de Rubem Fonseca. Não curto esse tipo de literatura e nunca li nada do Rubem Fonseca, apenas assisti Bufo e Spalazani, que foi um filme bom, mas nada de espetacular. Então, quando minha irmã me emprestou o livro, foi uma nova experiência literária, e não foi ruim.
O livro trata de um assassino profissional que se aposenta (ou tenta se aposentar). O que torna a história interessante são os personagens, tipos comuns, com manias e paranóias; isso dá um tom cômico, um certo humor negro livro. O ritmo rápido da narrativa torna-o atrativo principalmente para aqueles que não gostam de ler - esse não é o meu caso, mas é o caso da minha irmã! - e Fonseca é muito bom em armar situações intrincada transformando a história num labirinto de suposições que, num certo momento, deixam o leitor tão perdido quanto o próprio personagem.
O texto flui muito bem a gente não tem vontade de para mais de ler. Apesar disso tudo O Seminarista tem um ponto fraco: algumas situações ficam mal explicadas, mas eu não vou contar quais porque se não estarei contando muito do livro e aí estraga a leitura para os que desejam fazê-la.
Ah, e foi facil notar a semelhança com o universo de Bufo, mesmo o filme, também cheio de personagens estranhos. Essa me parece ser a marca registrada de Rubem Fonseca.


O Seminarista
Ed.Agir
Rio de Janeiro, 2009.
181 paginas.

4 comentários:

Marcos Vinicius Gomes disse...

Não aprecio Fonseca, às vezes o vejo como americanizado... MAs valeu a dica.

Romanzeira disse...

Oi, Marcos Vinícius! Vc tem razão, o Rubem Fonseca é fortemente influenciado pela literatura policial norte-americana. Mas apesar disso ele consegue imprimir personalidade própria a sua escrita - como por exemplo, as excentricidades de seus personagens.
Não é nada excepcional, mas também não é um lixo.

Haline disse...

Nossa, eu gosto bastante de Rubem Fonseca. Mas gosto mais dos contos. E os antigos. O cobrador, Feliz Ano Novo e etc.

Romanzeira disse...

Oi Haline! Menina, como escrevi no post, eu conheci agora e gostei, mas também não é algo que me atraia muito. Vou procurar esses titulos que vc citou.