17.1.10

Paris - Dakar




A primeira vez que eu ouvi falar do rally Paris-Dakar, eu era uma meninha e folheava uma edição da revista Manchete. A Manchete tinha aquelas matérias com fotos enormes, agumas ocupando duas páginas. As fotos da revista eram mais documentais que artísticas, não eram as mais belas, mas eram profundamente perturbadoras pois mostravam os competidores do Dakar em cenas de desastre (a maior parte) e o texto da matéria falava dos perigos do rally, do abandono dos pilotos, do quanto era perigoso e quase suissida se aventurar pelas areias do Saara.
Cresci vendo o Paris - Dakar com essa aura de aventura perigosa. Hoje as coisas, não são mais como no passado. Este ano por exemplo o rally começou em Buenos Aires, passou pelo Chile, foi para a África e terminará em Buenos Aires; em outros anos foi Paris-Cidade do Cabo; há mais segurança e tecnologia, mas ainda fico perturbada com a visão do deserto e os competidores sozinhos com suas maquinas no meio do nada.
Hoje, visitando o site do meu amigo Klamber, achei um link com fotos do rally deste ano. Lindas, muito lindas, mais que as da Manchete, e meu coração se divide entre o desejo de estar ali como competidora ou como fotografa documentando tudo.


O deserto é extremamente solitário.




Mais fotos: Boston.com




Nenhum comentário: