22.12.06

Da Inveja...


A inveja, como diz um ditado secular, é um merda! Sim, é uma merda mesmo. Não para quem é alvo dela, não, na verdade esses são agraciados. Se são invejados é porque por algum motivo, causam despeito, aquela sensação de "porque não sou assim" ou "como ela pode ser assim e eu não". No fim das contas, se alguém sente inveja de você, se se incomoda com sua presença, é porque você de alguma forma impressiona e por tanto desperta o despeito e o mal estar em pessoas que se sentem menores e com pouco brilho em relação você.
Coitadas dessas pessoas, elas tem um problema terrível de auto-estima. Por algum motivo, geralmente na aparência, sentem-se sempre por baixo, diminuídas e saem por aí destilando veneno. O que é foda é que desse jeito, nunca sairão desse estado de espírito tão pouco sociável, que só faz mal a elas próprias, porque o objeto da inveja esta por aí livre, leve e solto, pronto para tudo que a vida oferece, enquanto os invejosos, estão empoleirados na cerca, feito corvos, observando e se remoendo.
Só digo que para mim a inveja não é nada, não me deixo abater por essas energias ruins, simplesmente porque não fico me comparando a ninguém, porque confio muito em mim, no meu bom astral, simpatia e sensualidade. Sei que não sou “bonita” - quer dizer, não estou dentro de um padrão de beleza, mas não ligo mesmo para padrões. Como diz um escrito meu estou fora da ordem, fora dos padrões do sistema e feliz porque isso nunca foi empecilho para nada, nunca me paralisou me fez desistir da nada que eu queria, nem de ninguém. Quando percebo que estou sentindo inveja de alguém - é claro, sou humana e esse sentimento, assim como o amor, o ódio e tantos outros, é inerente a essa condição - trato logo e olhar pra outros campos, outras praias, outros ares e olhar pra mim mesma e perceber tudo o que tenho de bom, e que não deixo nada a desejar a ninguém. Dessa forma, o diabinho da inveja vai embora.
Aos que sentem prazer em invejar, em deixar que esse nosferatus se crie, eu lamento muito, só terão decepções e fracassos na vida e se tornarão pessoas amargas e feias - sim, porque sentimentos ruins, enfeiam pessoas por dentro o que se reflete por fora.

14 comentários:

Anônimo disse...

Sinceramente eu acho que o pior da inveja é quando não assumimos a nós mesmos que sentimos... E como dizem, "a inveja é um monstro de olhos verdes"...
Mas não vim aqui para falar disso. O post do dia 16 de dezembro: você não pediu, mas vou te dar um conselho, para te confudir mais ainda (ou não). Mesmo não te conhecendo, acho que você deveria contar para a pessoa que você ama o quanto ela é especial para você. Por que talvez ela tenha dado bolo e tenha ficado em silêncio porque não sabe da importância que você dá a ela. Talvez, talvez, talvez! Mas uma coisa eu tenho certeza: se você for falar com ele, tenho certeza que ele não vai deixar de te escutar, e não vai te desprezar. Porque se ele fizer isso, é porque não te merece. Mas eu tenho certeza que você, experiente e inteligente do jeito que é, soube escolher bem seu amado. Vai em frente, não deixe que isso te corroa até não poder mais. E deixe pra contar pessoalmente... não seja tola de contar por telefone ou internet. Dê mais um passo, não deixe tudo como está, aproveita que estamos no fim do ano, para ver se você começará com uma paixão correspondida, ou querendo renovar seu ciclo amoroso, por que desta vez não deu certo. Dê um passo para frente, você merece.
Se quiser conversar, meu msn:
lovelovelove359@hotmail.com

Anônimo disse...

Complementando o comentário acima (ou abaixo, sei lá) sobre a inveja, é sempre ruim quando uma pessoa não admite um sentimento para si mesma. Dos outros pode até esconder, mas não de si própria. Feliz Natal!

Anônimo disse...

Não sinta inveja, beibe. Seja cínica.

Viviane disse...

Anonimo, sobre "tudo oque vc nunca via saber" eu não disse e nem direi. Escrever foi uma forma de extravasar, colocar pra fora e ficar mais leve. É uma paixão, apenas uma paixão não correspondida que virou poesia, esse é o lado bom!
hehe
bjs. e obrigada.

Viviane disse...

João, pior é fazer uns comentários, por conta da inveja, ciúme ou sei la o que, que não tem nada a ver...Mas vai entender né..bjs e obrigada.

Viviane disse...

Ah, Camila...ainda não sou sagaz assim, mas tô tentando...hehe
Mas o texto não é sobre os meus momentos de inveja (rsrss) e sim sobre o que talvez sentiram de mim. Então resolvi escrever.

Obrigada e beijos

Anônimo disse...

Não gosto de sentir inveja...

Sâmia disse...

Só discordo de uma coisa; acho que a pessoa que é alvo de inveja nunca sai por aí livre, leve e solta. Acho, ao contrário, que ela sempre carrega um peso, um peso que faz mal, ao ser invejada. Porque me parece que uma coisa é alguém querer ter ou ser como o outro. E diferente disso é a inveja que, necessariamente, pressupõe o desejo de destruição do outro, do "alvo". E isso não dá pra passar em branco...

Vi disse...

Cúmulo da falta de confiança, transformar uma semente de adimiração em força destrutiva.
Demasiado humano, por outro lado.
De qualquer forma, espero que este seu 'beliscão' tenha espetado a contento! kkkk
Grande beijo. 2007 lindo pra você.

Anônimo disse...

OI,Vivi!!
Antes de mais nada, FELIZ ANO NOVO!!!
Não que já não tenha te mandado um feliz ano novo( acho que até mais de uma vez!), mas não custa escrever aqui também, né?! rsrs
ADOREI seu texto da inveja.Muito bem escrito.
Nossa parecia que estava vendo vc falar na minha frente.
E também lembrei de uma amiguinha nossa lá da casa...mas deixa pra lá.
Parabéns pelo belo texto!
Quando crescer quero ser igual a você!!rsrsr :-)
Muitos beijos.
Ana Brum

Viviane disse...

É Sâmia, pode ser, mas não sei...acho que a gente não deve é se preocupar com o mal olhado que jogam em cima. Se não, ficamos psicos. rsrsrs Bj pra vc e obrigada.

Viviane disse...

Oi Virginia! Pra vc também um 2007 cheio de coisas boas!!!!
Se o beliscão pegou o contento, não sei, nem sei se voltou aqui, mas que eu fiquei bem feliz de dar a espetada, fiquei!!! hehe

Grande beijo e obrigada.

Viviane disse...

Valeu Ana Brum! Pois é, menina pra vc ver como esse mundo é cheio de gente assim.

beijo e obrigada.

Anônimo disse...

bom comeco